Saturday, August 23, 2008

Negócios da China

Segundo últimas informações o governo chinês decidiu permitir manifestações públicas durante a realização dos Jogos Olímpicos. Mas segundo parece, quando as pessoas vão pedir a autorização às autoridades, são detidas imediatamente.
Estas novas formas de fazer liberdade intrigam-me. Ou será que lhes devemos chamar antes de "ratoeiras"?
Uma boa forma de apanhar aqueles seres irritantes que se manifestam por tudo e por nada contra a perfeição do governo chinês.

Tuesday, August 19, 2008

Jogos Olímpicos

Queria esperar pelo final dos Jogos Olímpicos para aqui deixar uma pequena reflexão, mas entretanto já vi tudo o que tinha a ver.
Recordemos o último Euro 2008 em que a nossa selecção foi apoiada com pompa e circunstância por "todos nós". Jogadores que fazem parte de grandes clubes, com grandes ordenados e que contaram com aviões particulares, hóteis 5 estrelas, tudo do bom e do melhor como merecem os nossos "Deuses" desportivos, pago sabe-se la por quem...
Esta memória serve de introdução numa comparação de situações com os nossos atletas Olímpicos.
Começando pela Comunicação Social, podemos constactar que o apoio dado aos nossos atletas é feito através de estratégias de Marketing feito por algumas empresas de topo em Portugal, que tanto nos massacram com imagens de chegadas vitoriosas à meta para poderem publicitar a sua imagem.
Depois o apoio das pessoas resume-se a dois pontos: se trás medalha é bom, se não trás não presta.
A verdade é que há muita coisa por trás das provas que vimos na televisão e convém elucidar as pessoas porque é que "nunca ganhamos nada", ou "os estrangeiros são sempre melhores".
Muitos destes atletas chegam aos Jogos Olímpicos como fruto do seu trabalho individual e da sua força de vontade, contando com o apoio de meia dúzia de pessoas e com uma bolsa oferecida pelo estado para a comitiva Olímpica.
Depois tivemos também o desabafo do velejador Gustavo Lima que não conseguiu o bronze por 1 ponto. As suas declarações demonstram bem qual o estado de espírito de alguns atletas que se sentem sozinhos e frustrados, sem forças para lutar contra países bem mais organizados. A parte mais importante da participação nos Jogos Olímpicos, é a sua preparação. Se os atletas se sentirem desapoiados durante esse tempo, dificilmente conseguirão competir ao mesmo nível que os seus colegas estrangeiros.
Vejamos o caso dos Estados Unidos e da China. De certeza que estas duas nações contam com um plano de preparação para os seus atletas olímpicos e os resultados vêem-se nas medalhas conquistadas. Os Estados Unidos como "maior" nação mundial e sempre com um pensamento tão gocêntrico de "auto-heroísmo" tem uma imagem a manter e a China como anfitriã e possuídora de uma ditadura comunista que se preze, tem que demonstrar que tudo é bom e tudo é perfeito.
Ter orgulho no seu país é muito bonito.
É esse orgulho que tenho por todos os atletas nacionais que com certeza deram e darão o seu melhor, uns com mais condições outros com menos, mas todos devem ser vistos como símbolos do desporto do nosso país. Não é só quando aparecem as medalhas, como é o caso da prata de Vanessa Fernandes, que queremos ver o nosso Primeiro Ministro e dirigentes do desporto nacional a discursarem orgulhosos frente às camâras.

Parabéns a todos os nossos atletas! Melhores resultados virão.

Monday, August 04, 2008

No Cabeleireiro


Segundo documentário do Biography Channel a famosa boneca Barbie foi inspirada na imagem de uma prostituta...

"Andei eu a comprar Barbies à minha filha e agora é que me vêm dizer uma coisa destas?!?!?!?"