Ando a planear uma grande viagem pela Ásia e estou na fase de consultas de programas e comparações de preços. Por esse motivo resolvi dar uma vista de olhos pela BTL Feira Internacional de Turismo na FIL no passado dia 3 de Março.
A expectativa era alta, com a publicitação de grandes descontos em viagens para o público geral em campanhas televisivas.
O espaço em si estava bem organizado e apelativo, principalmente o pavilhão direccionado aos destinos do nosso maravilhoso Portugal estava muito bem conseguido e com toques de originalidade na promoção muito interessantes.
Mas o meu objectivo era sondar destinos e valores referentes ao tipo de viagem que pretendo.
De todas as agências de viagens que contactei (e creio que foram todas) apenas uma se predispôs a me apresentar um destino concreto com um orçamento concreto e com desconto BTL. Todas as outras limitaram-se a ouvir e a ficar com contactos para apresentar uma proposta e orçamento mais tarde.
Quando contactei a última agência, não resisti em perguntar algo que até aquele momento não estava de todo a compreender. Qual era a vantagem de visitar a BTL, porque ainda não me tinha sido apresentada qualquer mais valia relativamente a uma qualquer outra busca referente a viagens.
A senhora de uma forma muito simpática afirmou-me que realmente a publicidade e a mensagem que passa por parte da BTL pode induzir ao erro, porque aquela não era exactamente uma feira de promoções de viagens e que muitas pessoas vão em busca disso mesmo.
Em suma, até hoje estou à espera dos contactos que me foram prometidos. Acabei por perder uma tarde e gastar o valor de dois bilhetes para trazer um saco cheio de folhetos e catálogos.
Fiquei frustrado!
Se quisesse pesquisar contactos, ter acesso a campanhas standard e requisitar informações sobre viagens poderia muito bem fazê-lo aqui mesmo, no meu computador, sem sair de casa.
No próximo ano terão um visitante a menos.