Friday, February 23, 2007

Zeca Afonso feat Valete

No dia em que faz 20 anos após a morte de José Afonso, deixo um pequeno comentário de carinho por este senhor, que prima pela simplicidade das suas músicas e principalmente pelas mensagens que nelas transmite.
Músicas interventivas que apontam o dedo ao que está errado, que acusam os culpados, que absolvem os inocentes, que deixam a última palavra a quem realmente a merece: o povo.
Olho para hoje e vejo que tenho uma democracia que me deixa livre. Mas até que ponto?
Não querendo falar de política para não ficar já com dores de cabeça, vou - vos então dar a conhecer outro senhor, do qual não sou grande apreciador do estilo, mas que tem uma música tão interventiva que leva esta expressão para perto de um orgasmo utópico. Com uma interpretação forte e uma mensagem do outro mundo, (não interessa as suas ideologias) a música "Anti - Herói" diz tudo e ainda mais.
As músicas de intervenção revelam o que a hipocrisia quer esconder.
Faz falta um Zeca Afonso por estas bandas.

Vamos, coragem, chegou o momento
De preparar os nossos argumentos

Não tenhamos medo
São nossos amigos

São os nossos filhos,
Os nossos irmãos
Os nossos pais, diz a criança
Já estão a dobrar a rua
Lá vêm eles

"Lá vêm os nossos soldados"
José Afonso

Monday, February 19, 2007

Wednesday, February 14, 2007

Teoria de Supermercado

Por experiência própria, posso comprovar que algumas questões sociais podem ser estudadas através de uma caixa de... Supermercado. Não acreditam?
Numa altura em que se diz que entrámos no séc. XXI com a despenalização do IVG, (não resisti a dar a facadinha) não deixa de ser curioso que em aproximadamente 80% dos casos é a mulher que ensaca as compras. Aliás, muitas vezes é a mulher que coloca as compras no tapete e vai à outra ponta ensacá - las, enquanto o homem "segura" o carrinho.
A situação em si é hilariante e resume - se a: A fêmea trabalha e o macho paga.
Mais pormenorizadamente, durante todo este processo o homem muitas vezes coloca - se sobre a caixa, enquanto o operador passa os produtos, a verificar os preços e a mulher... a ensacar. No final quando se dá o pagamento, o homem chega - se à frente num ápice e com uma postura de "O grande Rei da Selva", de queixo levantado, voz grossa e olhar altivo, entregando o cartão entre o dedo indicador e o médio e a mulher... a ensacar.
Felizmente este é um comentário sarcástico e de exagero, pois principalmente entre os casais mais jovens existe uma divisão de tarefas, o que não invalida a sua veracidade.
Mas numa altura em que existem publicidades a automóveis, em que o homem vai devolver a mulher aos pais depois de a "experimentar" e em que existe um Ok Teleseguro Mulher! nada descriminatório, (será que vão inventar um Ok Pretos! ou Ok Ciganos?) eu pergunto...

Vocês andam aqui a dormir???

Se há igualdade (e eu espero que sim) por favor não aceitem este tipo de provocações, é só pensarem um bocadinho.

P.S - Este comentário foi escrito por um homem.

Tuesday, February 13, 2007

Ganhou o sim!

Agora sinto que estou num país desenvolvido... com a vinda de tecnologia espanhola especializada em praticar abortos.
Três clínicas já construídas em Portugal e ainda não se sabia o resultado do referendo. Quais abutres em busca de dinheiro e sangue.


Espero num futuro próximo poder dizer que estava errado.

Monday, February 05, 2007

Bom Senso

«Concorda com a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez, se realizada, por opção da mulher nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?»




Não, obrigado.