Friday, January 30, 2015

Sócrates. Filósofo ou Impostor?

Sócrates. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental. Um mestre idealista da filosofia antiga. Figura mítica Grega, que levou o seu nome a ser eternizado.
Sócrates. Político socialista Português. Ex-primeiro ministro. Acusado por crimes de fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais.
João Araújo. Advogado de José Sócrates (ou o que dá a cara para os media), referiu numa entrevista televisiva que o grande responsável por o seu cliente estar a passar por esta situação complexa, é ele mesmo. Porque aprovou a lei.
Ou seja, com este tipo de raciocínio podemos calcular como funcionam algumas mentes ligadas ao direito e ao poder governamental. José Sócrates não está preso porque supostamente cometeu crimes de fraude fiscal, corrupção e branqueamento de capitais. Está preso porque aprovou leis que visam combater esses mesmos crimes. Então qual seria a solução mais lógica?  Não cometer este tipo de crimes ou de qualquer outro tipo. Certo? Errado... Segundo a linha de pensamento apresentada por estes senhores de fato e gravata, a resposta consiste em não aprovar leis que combatam os crimes. Assim, na eventualidade de virem a ser responsabilizados, nunca serão punidos, por uma lei que convenientemente não existe.
Sócrates, o José, também perdurará na História. E esperemos que a História nos presentei com mais casos semelhantes, com outros tantos "Sócrates" e adidos da Política nacional e do Mundo.
Como diria o saudoso José Hermano Saraiva, "E esta hein!?"

No comments: