Esta rubrica tem como objectivo o incentivo da prática desportiva principalmente no meio dos jovens.
É extremamente importante para um jovem ter uma série de actividades extra curriculares que o façam sentir se bem e que ganhem alguma importância no seu desenvolvimento futuro.
Como é sabido nos dias de hoje, apesar de haver um aumento de jovens praticantes de desporto, o número está ainda muito à quem do aconselhável. Apesar de existir práticas de educação física nas escolas, as aulas nunca são levadas a “sério”, tanto que a nota da disciplina nem conta para a média final do secundário.
Outro factor que não ajuda ao incentivo desportivo, é o crescente corte nos orçamentos dos clubes por todo o país, sejam eles amadores ou profissionais.
No entanto, o gosto e a força de vontade por praticar desporto tem que vir de cada um de nós, é importante aperceber – mo – nos que a prática de uma actividade desportiva não só ajuda – nos a manter um corpo mais saudável, mas também, é importante no nosso desenvolvimento físico e mental, torna – nos mais fortes, mais confiantes e com uma maior força de vontade para ultrapassar as dificuldades.
No que diz respeito à prática de desporto podemos dividir os praticantes em algumas categorias:
- Aqueles que praticam desporto esporadicamente, quando lhes apetece ou não têm mais nada para fazer, do mal ao menos é melhor que nunca, no entanto é importante realçar que o corpo está constantemente a pedir descanso e é aconselhável uma actividade constante.
- Há os que praticam algumas actividades semanalmente, normalmente em ginásios com actividades de pouco desgaste físico, mas de grande importância para uma regulação correcta do organismo.
- Existem aqueles que apesar de não serem profissionais têm uma actividade física constante, mais ambiciosa e normalmente numa procura de realização pessoal, realizam treinos mais específicos de acordo com as suas actividades e possuem uma certa disciplina na organização dos seus treinos e no tratamento do seu corpo, principalmente no que diz respeito a hábitos alimentares.
- Finalmente, os desportistas profissionais, regem – se por uma série de regras que têm como objectivo a exploração máxima das suas capacidades de forma a conseguirem atingir as metas definidas por si próprios ou pelos clubes a que pertencem. Normalmente com treinos bi-diários, uma alimentação o mais saudável possível e uma disciplina necessária para se alcançarem vitórias.
Apesar de cada um de nós poder – se encaixar nos diferentes exemplos acima referidos, é importante não esquecer que seja qual for a actividade, seja qual for a periodicidade com que praticam uma actividade, a mais valia retirada da prática desportiva é o ter um corpo e mente o mais saudável possível.
Custa um pouco no início, mas no final acreditem que vale a pena!
1 comment:
é verdade sim sr! é preciso é praticar desporto!
Mente sã em corpo são! lol
*cuide-se*
Post a Comment