Thursday, October 05, 2006

Praxistas!!!


Numa altura em que as praxes estão na ordem do dia na comunicação social, devido ao julgamento da menina que resolveu processar a sua faculdade por danos morais depois de ter sido "obrigada", segundo a acusadora, a simular práticas sexuais e orgasmos, convém esclarecer no que realmente consistem as praxes.
As praxes servem de integração a todos os novos alunos que chegam ao ensino superior, é uma forma de se darem a conhecer e todas as actividades ou figuras ridiculas que possam praticar, apenas os vão por em pé de igualdade com os colegas que igualmente realizam as mesmas tarefas. Desde modo ninguém é mais que ninguém.
No entanto nem tudo é o que parece, existem realmente praxes que podem se tornar ofensivas, desrespeitadoras ou humilhantes, se tal acontecer o caloiro só tem uma coisa a fazer: recusar o que lhe for pedido. Bem sei que falar é fácil pois estão sob grande pressão, mas há que ter coragem de impor a sua vontade e até fazer ver os seus "superiores" que algo é incorrecto.
Apesar de ser um tema complicado, pois não podemos generalizar em cada um dos casos, as praxes são sem dúvida dos melhores momentos que podemos passar no ingresso ao ensino superior, seja pelo convívio, diversão, novos conhecimentos ou apenas pelo prazer de mais tarde recordar as figuras que fizemos.

Venham mais!!!

3 comments:

Mafalda Soares said...

Olá Miguel!
Bem, não posso deixar de concordar contigo quando falas das praxes. De facto, as praxes são uma maneira de integrar os caloiros nessa nova etapa das suas vidas: o ensino superior.
Eu fui praxada por vocês e adorei; os momentos passados ficarão para sempre gravados na minha memória. Foram veteranos(as) dignos(as), souberam brincar mas nunca abusaram de nós.
Porque a praxe é uma festa: "venham mais!!!"

=)

isa said...

Como sou muita cusca e vi aqui um post sobre as praxes, e como boa caloira que sou (ou não) tenho de comentar porque é mais forte que eu! =P
No caso das nossas praxes acho que ninguém se recusou a nada tirando eu, no ultimo dia a praxe dos pombos, que por questões de... fobia!
Penso que mais ninguém recusou praxes porque vocês nos souberam levar. Foram atenciosos e estavam sempre a perguntar se nos sentiamos bem, não nos deixavam torrar ao sol, e acima de tudo faziamos figuras parvas mas sem abusos.
As praxes são realmente aquela entrada triunfal que nos acompanha para o resto da vida académica, qto mais n seja nas alcunhas de uns e outros.
A primeira imagem com que ficamos dos veteranos é marcante.
E pronto ão vou escrever mais se n nca mais saiu daqui *

Viva CS !

Anonymous said...

Olá Padrinho emprestado...!=P
Sinto-me no dever de comentar este post...até porque estou na foto...e porque o assunto é praxes!

Bem...fui praxada porque quis, não entrei na onda do …” Ah eu já fui praxado e já não tenho que ser…!” e sinceramente não me arrependo de nada...as praxes são o primeiro degrau na vida académica duma pessoa...servem como forma de integração e é a partir dai que se começa a conhecer uns as outros!

Vocês… bem vocês ate não foram MUITOOOOO mauzinhos! Tendo em conta que nos protegiam dos mosquitos e do sol...mas foram bons veteranos! =D É preciso é saber levar as coisas na brincadeira e entrar no espírito…!

Ok vou parar por aqui...! =P isto é assunto que nunca mais acaba!!

Um viva a nós! =P

bjs**