Tuesday, October 30, 2007

O que se passa com a minha ESE?

Como este cantinho é meu e já lá vai algum tempo que não reflicto sobre coisas "sérias", mesmo à distância há algo que me preocupa e em que penso todos os dias, (provavelmente mais do que alguns que lá estão o que me deixa ainda mais preocupado) e que me leva a fazer a seguinte questão:
O que se passa com a "minha" ESE?
Como aluno e ainda como elemento da actual AEESES, tenho algumas coisas a dizer sobre o que vi e senti quando lá estava e o que vou sabendo à distância.
Quando cheguei à ESE durante o 1º ano senti que tinha ganho algo como uma segunda família, "Uma turma belíssima, um curso fantástico... bla, bla, bla" todos ou quase todos se davam bem e o ambiente era de união e amizade. O tempo foi passando e hoje em dia, pela primeira vez na minha vida, conheço pessoas a quem simplesmente não falo e se fosse possível nunca mais lhes punha a vista em cima. Suponho que infelizmente faça parte da vida... Complicados estes animaizinhos de cérebro grande denominados de Humanos.
Mais tarde entrei na aventura de fazer parte de uma AE numa lista T de "amigos". Ainda hoje recordo esses amigos que ao longo do ano foram desistindo deste projecto, a que tão afincadamente se dedicaram durante as eleições e depois deixaram os outros agarrados.
Recordo a enorme falta de ética e respeito da lista adversária, bem como a hipócrisia de corredor com um olá e uma facada pelas costas.
Recordo também o dia em que fiquei sózinho a apanhar o lixo do dia seguinte à Festa da Primavera, porque nos tinhamos comprometido com o Conselho Directivo a deixar a escola exactamente como estava. Responsabilidade? Respeito? Parece que falta eléctricidade no cantinho do cérebro onde habitam estes dois pobres coitados valores.
Entre estas e outras, a AE na generalidade não funcionou. Seja pela falta de personalidade dos seus membros que sempre se importaram mais com o que os outros diziam, seja pelos críticos de fora que até nos chegaram a criticar por pintar a AE e principalmente pela falta de capacidade da maioria de saber destinguir responsabilidade de brincadeira.
Hoje a ESE passa por tempos díficeis, precisamos de responder à altura e... não temos capacidade. É díficil quando uma Faculdade tão pequena suporta tanta intriga e tanta mesquinhice, a AE não funciona e união não faz parte do vocabulário.
É díficil também quando os próprios professores se desrespeitam uns aos outros em sussurros com o colega do lado nas reuniões do Conselho Geral.
É muito mais díficil quando o caminho escolhido continua a ser o de manifestações tristes, com cartazes tristes, lutando contra não se sabe bem quem, com meia dúzia de gatos pingados gritando palavras de ordem com escolta polícial. Façam-se ouvir nos orgãos administrativos, denunciem, demostrem o vosso desagrado por dentro, na rua são apenas número.
Não sou nenhum salvador da pátria, nenhum jovem amargurado, nem tão pouco nenhum critico. Apenas me limito a fazer uma reflexão do que vivi, do que vi e do que espero não ver mais na ESE.
A todos os verdadeiros amigos que lá tenho, às instalações e jardins em redor a que nínguem dá valor e a todos os jantares e convívios que tantas boas memórias me fazem guardar. Um grande obrigado, com o desejo de que a ESE se faça respeitar, se não pelos seus dirigentes administrativos, pela união de todos os seus alunos.

6 comments:

Não me contes o fim said...

=) Lindo*

Quando recuperar da emoção volto para deixar aqui mais algumas palavrinhas...
mas mais uma vez...está LINDO*

coiso. said...

acho que não tenho muito mais a acrencentar ao que a claroka disse...está simple e comoventemente Belissimo e acima de tudo verdadeiro. O que me resta dizer é Obrigada! finalmente alguem que concorda comigo! as manifestaçoes nao nos vao levar a nada se não agirmos com maturidade. Fazes falta e acredita que eras a única coisa positiva dentro dos pekenos metros quadrados da AE.

*

Anonymous said...

Além do texto estar excelentement bem tratado, algo a que ja nos habituaste vindo de ti, aquilo que queria dizer é que apesar de seres tanto tu como outros contra a manif,tu mais do que ng dvs entender os varios porquês desta mesma ser tão necessária de se realizar. bj gand e que saudaditas hóme...

Take Me As I Am said...

Quando conseguires perceber o que realmente se passa por lá explica-me.. porque eu vou lá todos dias e ainda n consegui perceber..!

"coisas" desta importancia não podem ser deixadas a meio...

Enfim..

Está tudo bem aí pelas Espanhas?!

*

Rui Caetano said...

O texto já reflecte o teu estado de espirito, tenta saber tudo e não desistas.

Anonymous said...

Gosto do texto, acho que te perdes aí algures plo meio!
Durante as primeiras semanas de aulas percebi que afinal essa do "curso fantástico turma belissima" não era bem assim!
Apesar de pensarmos que desta vez é que é, que a universidade é só malta fixe, e que todas as amizades serão para a vida, a realidade é bem diferente! quando falas em intrigas e pessoas mesquinhas, quando falas da falta de ética e respeito pela lista adversária, acho que te equivocas, ou então não estás ciente (ou consciente) da forma como as coisas se passaram. mas isso falaremos ao longo do tempo! hás-de voltar a portugal ao reino esbranquiçado da Estefanilha!
Em relação à manifestação, gostaria de te recomendar leituras! Lê algo acerca do Maio de 68 em Paris e as suas variantes na europa, e mais especificamente em Portugal! Espero que saibas, que os estudantes (mais do que o proletariado) são sempre a fonte das reformas num país! é nas universidades que se formam os homens de amnhã, os tais que vão mandar no país!
Uma manifestação é necessária, e quando bem feita, quando pensada, pode ser muito util!
Peço desculpa se a associação da qual fazes parte não foi capaz de a fazer! peço desculpa por criticar, peço desculpa por termos sido apenas uns quantos (com UM membro da AE a pintar as faixas)!
esse "sair à rua" por parte dos estudantes é o mostrar que as coisas vão mal! É assim que mostras descontentamento! porque não podes contar/confiar em representantes de cursos, membros da escola no conselho pedagógico, porque na maioria dos casos são lembe botas a quem alguns professores convidaram para fazer parte! é triste mas veridico! Basta teres noção do que se passou com Bolonha na nossa escola, tendo em comparação as outras do IPS!
Se a nossa AE não faz um bom trabalho, temos o direito/dever de criticar! para que os erros possam ser corrigidos, para que se possam remediar as coisas! porém, a falta de humildade, o orgulho excessivo e a falta de consciencia partidário-associativa leva a que a AE seja encarada como uma brincadeira de meninos graudos! porque querem ser conhecidos, só por serem da AE! porque pensam que se trata apenas de diversão, um sitio onde mandam e onde decidem o que fazer, não à semelhança dos alunos mas à sua semelhança!um sitio onde podem dormir e fazer festas!
Mas a AE não é apenas isso! porque eu nunca fiquei sozinho a apanhar lixo! porque os meus "irmãos" nunca me abandonaram quando eu precisei! Porque muita coisa falhou na minha AE, mas uma coisa eu posso dizer, o tempo que lá passei foi o melhor que passei na ESE! e sim, se queres que te diga, tenho pena que certas pessoas só a tenham conhecido assim, como está agora! tenho pena de não poder ter passado os meus conhecimentos, as minhas experiencias!
tenho pena de pessoas como tu, o peres, o narciso e o matos (eles mais que tu, pois a minha relação com eles é mais próxima), nunca tenham vivido conosco aquilo que rimos, aquilo que fizemos! o orgulho que tinhamos em dizer "sim, eu sou da AE, e se achas que está mal diz-me como devemos fazer"!
tenho pena que pessoas da tua lista, com uma falta de respeito enorme para com quem trabalhou com afinco para levantar a AE para um patamar mais elevado! tenham faltado ao respeito ao dizerem que "sabiam tudo e não precisavam de ajuda"!

espero que tenhas a noção que este texto não pretende de algum modo ser moralizador ou contrariar o teu! só acho que quando falamos de algo, quando falamos de faltas de respeito, temos de saber bem o que se passou, e depois, mesmo que conscientes que estamos a fazer errado, apoiarmos os nossos amigos!

Um abraço e espero que Bilbau esteja a valer a pena!